Desenvolvemos e aplicamos pesquisas necessárias para a Criação de Planos de Mobilidade, em várias cidades para as quais realizamos Pesquisas de Origem e Destino Domiciliares, Contagens veiculares classificadas, OD´s em rodovias, frequência de ocupação de veículos, entre outras que descrevemos a seguir.

A Pesquisa Origem e Destino, comumente chamada de “Pesquisa O/D” é um instrumento vital para o planejamento de transporte, pois fornece dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população em um aglomerado urbano, incluindo aí sua situação socioeconômica.

Com a Pesquisa O/D é possível identificar as principais viagens diárias das pessoas, conforme o motivo e o modo de transporte utilizado. Essas viagens, quando mapeadas, produzem uma fotografia dos fluxos na cidade. A comparação desses fluxos com a rede de linhas de transporte e a rede de vias existentes permite identificar as carências no atendimento da demanda de transporte e, portanto, fundamentar as propostas para a ampliação dessas redes.

Essa pesquisa permite ainda estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características socioeconômicas da população e aspectos físicos da ocupação urbana, de forma a estabelecer projeções futuras das necessidades de viagens das pessoas.

Em transportes, vem-se desenvolvendo modelos que preveem mudanças na demanda, em função de mudanças na oferta de um determinado serviço oferecido. A partir das respostas da Pesquisa OD são apresentadas alternativas de modo de transportes para os indivíduos revelarem suas preferências, assim pode-se aferir a conduta dos mesmos ao longo do tempo com relação a oferta deste serviço.

A Pesquisa de Imagem dos Transportes para medir a eficiência e o grau de satisfação dos usuários em relação ao transporte público da cidade de Sorocaba.

São abordados aspectos de segurança, violência, conforto, lotação, comportamento dos usuários e qualidade de vida.

O objetivo da Pesquisa de Ocupação de Veículos é o de conhecer o número de pessoas que são transportadas em média (condutor mais passageiros) pelos veículos analisados, que normalmente são automóveis, táxis ou ônibus (coletivos em geral).

Os dados sobre ocupação são de grande importância para analisar possíveis reduções de grau de congestionamento, determinar custos de tempo de viagem para avaliações econômicas, avaliar a eficiência do transporte particular e coletivo, e outras situações.

Convém ressaltar que, no campo específico dos transportes, os dados de ocupação são fundamentais no processo de modelagem de viagens e de sua alocação à rede viária existente. Uma vez definida pelo modelo a taxa de geração de viagens, é considerada a ocupação média para determinar a quantidade de veículos que circulará pelas vias.

Utilizamos estações dotadas de computadores e câmeras com dispositivos infra-vermelho para filmar imagens noturnas de até 50 metros e softwares de contagem e classificação de veículos nas seguintes classes.

Tem o objetivo de medir a velocidade e os retardamentos de uma corrente de tráfego ao longo de uma via, a fim de se conhecer a facilidade ou dificuldade da mesma para percorrê-la.

A medida da velocidade refere-se à “velocidade média no espaço”, igual à distância percorrida dividida pelo tempo médio gasto, e difere da velocidade média no tempo, objeto da pesquisa de velocidade pontual.

A medida desta velocidade é, normalmente, indireta, feita através do tempo de percurso ao longo do trecho analisado, colhido por meio de amostras. Paralelamente, são anotados também os tempos perdidos, resultantes das paradas dos veículos, que fornecem os chamados “retardamentos”.

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