Em janeiro de 2012 foi instituída a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) por meio da Lei 12.587, na qual foi sistematizado um conjunto de fundamentos, princípios, objetivos, direitos e instrumentos relativos ao planejamento dos deslocamentos dos cidadãos nas cidades brasileiras, através da criação de uma política de mobilidade mais abrangente do que historicamente focavam os planos de transportes, cujos escopos se concentravam nos serviços de transporte urbano e na implantação de infraestruturas para os deslocamentos motorizados.

Neste sentido, a Lei destaca a relação dos deslocamentos das pessoas e bens com o meio urbano, indicando a necessária integração da política de mobilidade com a de controle e uso do solo, e prioriza os deslocamentos não motorizados e aqueles realizados por transporte público, fortalecendo à melhoria das redes de circulação a pé e por bicicleta, inclusive por sua importância no acesso da população aos serviços de transporte coletivo.

Desenvolvemos e aplicamos todas as pesquisas necessárias para a Criação de Planos de Mobilidade, tais como Pesquisas de Origem e Destino, Contagens veiculares classificadas, freqüência de ocupação de veículos, entre outras.

PESQUISA ORIGEM DESTINO DOMICILIAR

A Pesquisa Origem e Destino, comumente chamada de “Pesquisa O/D” é um instrumento vital para o planejamento de transporte, pois fornece dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população em um aglomerado urbano, incluindo aí sua situação socioeconômica.

Com a Pesquisa O/D é possível identificar as principais viagens diárias das pessoas, conforme o motivo e o modo de transporte utilizado. Essas viagens, quando mapeadas, produzem uma fotografia dos fluxos na cidade. A comparação desses fluxos com a rede de linhas de transporte e a rede de vias existentes permite identificar as carências no atendimento da demanda de transporte e, portanto, fundamentar as propostas para a ampliação dessas redes.

Essa pesquisa permite ainda estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características socioeconômicas da população e aspectos físicos da ocupação urbana, de forma a estabelecer projeções futuras das necessidades de viagens das pessoas.

PESQUISA PREFERÊNCIA DECLARADA

Em transportes, vem-se desenvolvendo modelos que preveem mudanças na demanda, em função de mudanças na oferta de um determinado serviço oferecido. A partir das respostas da Pesquisa OD são apresentadas alternativas de modo de transportes para os indivíduos revelarem suas preferências, assim pode-se aferir a conduta dos mesmos ao longo do tempo com relação a oferta deste serviço.

PESQUISA DE IMAGEM

A Pesquisa de Imagem dos Transportes para medir a eficiência e o grau de satisfação dos usuários em relação ao transporte público da cidade de Sorocaba.
São abordados aspectos de segurança, violência, conforto, lotação, comportamento dos usuários e qualidade de vida.

PESQUISA FREQUÊNCIA E OCUPAÇÃO DE ÔNIBUS

O objetivo da Pesquisa de Ocupação de Veículos é o de conhecer o número de pessoas que são transportadas em média (condutor mais passageiros) pelos veículos analisados, que normalmente são automóveis, táxis ou ônibus (coletivos em geral).
Os dados sobre ocupação são de grande importância para analisar possíveis reduções de grau de congestionamento, determinar custos de tempo de viagem para avaliações econômicas, avaliar a eficiência do transporte particular e coletivo, e outras situações.
Convém ressaltar que, no campo específico dos transportes, os dados de ocupação são fundamentais no processo de modelagem de viagens e de sua alocação à rede viária existente. Uma vez definida pelo modelo a taxa de geração de viagens, é considerada a ocupação média para determinar a quantidade de veículos que circulará pelas vias.

CONTAGEM E CLASSIFICAÇÃO DE VEÍCULOS

Utilizamos estações dotadas de computadores e câmeras com dispositivos infra-vermelho para filmar imagens noturnas de até 50 metros e softwares de contagem e classificação de veículos nas seguintes classes.

PESQUISA DE VELOCIDADE E RETARDAMENTO

Tem o objetivo de medir a velocidade e os retardamentos de uma corrente de tráfego ao longo de uma via, a fim de se conhecer a facilidade ou dificuldade da mesma para percorrê-la.
A medida da velocidade refere-se à “velocidade média no espaço”, igual à distância percorrida dividida pelo tempo médio gasto, e difere da velocidade média no tempo, objeto da pesquisa de velocidade pontual.
A medida desta velocidade é, normalmente, indireta, feita através do tempo de percurso ao longo do trecho analisado, colhido por meio de amostras. Paralelamente, são anotados também os tempos perdidos, resultantes das paradas dos veículos, que fornecem os chamados “retardamentos”.

RUÍDO E POLUIÇÃO

Desenvolvemos e aplicativos para levantamento de medidas de ruído e poluição utilizando decibelímetros digitais para a medição do nível de pressão sonora e equipamentos para medição de partículas de material e gases para mensurar e validar políticas do poder público,

OD

Aplicativo para tablet de Pesquisa de Origem e Destino para estudos de Mobilidade e Concessões de Rodovias.
Além de dar agilidade ao processo, diminue a probabilidade de erros e permite o gerenciamento e acompanhamento do projeto em tempo real.
Pesquisas de Origem e Destino
As entrevistas de OD/PD com motoristas de automóveis e caminhões no período diurno, para caminhões e automóveis com apoio da polícia Rodoviária .
Nas entrevistas Origem/Destino, além das identificações dos locais de origem e destino das viagens dos motoristas entrevistados, são coletados dados como motivo da viagem, frequência da viagem, renda familiar no caso de automóveis, e tipo de carga no caso de caminhões.
Os aplicativos para tablets promovem uma grande agilidade na coleta de dados, gerando um banco de dados on-line, permitindo o gerenciamento e acompanhamento do projeto em tempo real.

LPR

Leitura automática de placas automotivas, para contagens direcionais em intersecções e/ou análise de percursos de veículos em Rodovias.
Sistema totalmente integrado ao sistema de gerenciamento de vídeo, fornecendo planilhas, gráficos estatísticos com data e hora da passagem dos veículos nos pontos de controle.

CADASTRAMENTO DE MOBILIÁRIO URBANO

Aplicativos georeferenciados para cadastramento de mobiliário urbano, agregando mapas e rotas off lines, bem como, formulários personalizados para cada aplicação, com possibilidade de agregar fotografia e/ou filmagem 360 graus.

CADASTRAMENTO DE MOBILIÁRIO URBANO

O Cadastramento de mobiliário urbano é fundamental para diversos estudos de planejamento Urbano.
Desenvolvemos aplicativos para tablet para realização de Estudos de Localização novos estacionamentos, com obtenção de informações de rotatividade, motivos, satisfação, valores pagos nos estacionamentos existentes na região, e preferência declarada.

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