O cadastramento do IRAP International Road Assessment Program, objetiva o monitoramento da segurança das vias e é obtido pela Inspeção e classificação de riscos para a implementação de Planos de Investimentos para vias mais seguras, de acordo com o seguinte processo:

Nosso software de cadastramento é feito com vídeo registro 360 graus e é utilizado em rede. Desta forma, o software pode ser utilizado por várias especialistas em cada área, permitindo ganhos de qualidade e rapidez do cadastramento.

O levantamento de campo é realizado através de um veículo customizado equipado com um sistema composto por uma câmera esférica, formada por seis câmeras de precisão com resolução de 30 Mega Pixels é dotado também de um GPS de precisão, que usa o Posicionamento de Ponto Preciso (PPP), com precisão de localização inferior a 2,5 metros sem falhas.

Este GPS permite, também, a medição de altitude com precisão de 0,1 m. Um computador de bordo de alto desempenho, e um software de fácil usabilidade e grande poder de armazenamento, complementa o sistema.

Os dados são coletados a partir do deslocamento do carro ao longo dos trechos rodoviários, trafegando com velocidade máxima de 70 km/h. A coleta de dados ocorrerá apenas quando houver luz natural e boas condições de visibilidade, por, no máximo, 8 horas diárias. Dessa forma, em situações adversas,como chuva ou neblina, a coleta será suspensa até que as condições ideais de pesquisa sejam restabelecidas.

No caso de interrupção do sinal de GPS em tuneis, nosso sistema conta com um  sistema adicional de assistência inercial com sensores de aceleração com seis graus de liberdade, que permite  combinação manter o GPS sem o sinal em túneis de até 12 Km de extensão.

A resolução de captura do vídeo permite aproximações recorrentes, mantendo a qualidade de visualização para uma visão de até 360º graus. Após a captação ser concluída, todo o material é analisado e pode-se cadastrar qualquer elemento do percurso, extraindo informações precisas como latitude e longitude e dimensões reais, assim como exportar fotos na resolução 8000 x 4000 pixels.

Após a conclusão da captação das imagens em campo, as mesmas são processadas para que possam ser visualizadas no nosso software de cadastramento.

Este software permite o cadastramento simultâneo por vários codificadores bem treinados, que através de um banco de dados onde se registra usuário e senha, torna todos os registros auditáveis.

Esta característica torna o processo mais ágil e mais seguro, uma vez que diminui o número de atributos que cada codificador deve cadastrar.

Este software possibilita o uso por equipes independentes em um ambiente de escritório, para realizar o processo de codificação e à obtenção de parâmetros sobre a geometria da estrada com uma visão de 360 graus a cada frame, permitindo ser programado para análise de setores cuja extensão pode ser definida, sendo possível navegar entres os frames com velocidade de quadro a quadro que se desejar. Para cada ponto da rodovia é possível visualizar as coordenadas geográficas (utilizando o Sistema de Coordenadas Geográficas SIRGAS 2000), data e horário de captação da imagem, e distância relativa à rodovia.

O software exibe para o codificador, simultaneamente, as imagens digitais de uma localização específica, conforme figura a seguir, e o formulário de codificação para a qual o codificador pode introduzir observações e / ou medições da imagem digital.

As distâncias podem ser medidas com a utilização de réguas sendo possível o cálculo de medidas entre dois pontos em qualquer ponto do vídeo.

A medição de altitude também é obtida através dos dados do GPS, sendo possível obter a inclinação em relação aos pontos anteriores e posteriores.

Todos os dados da codificação são passiveis de serem exportados, a qualquer tempo, para o formato comma value separated (CVS), incluindo as coordenadas geográficas. Este formato é possível de ser aberto no Microsoft Excel, conforme exemplo apresentado a seguir. Todos os dados são passiveis de serem exportados, também, ao software VIDA do iRAP.

Outro ponto importante no funcionamento do software está na incorporação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), possibilitando o uso de fotos de satélite e arquivos vetoriais georreferenciados para facilitar o acesso a todas as imagens e dados obtidos nos levantamentos de campo, tendo as coordenadas geográficas e os códigos e quilômetros das rodovias como vínculo de ligação entre as imagens e dados coletados.

Este sistema possibilita a exportação de bases geográficas no formato shapefile, para a construção de uma rede de simulação de transportes.

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